domingo, 31 de maio de 2009
Fim do Projecto
domingo, 26 de abril de 2009
Ajutec
Para além da exposição de dezenas de stands, decorrem actividades paralelas em que o visitante poderá participar.
AJUTECDê o seu contributo
domingo, 22 de março de 2009
De cadeira de rodas por Lisboa

O nosso passeio iniciou-se no Rato, onde começamos por testar as condições no metro, que se revelaram bastante boas, uma vez que a estação de metro do rato dispõe de canal especial, para passagem de cadeira de rodas, e elevadores. Optámos por sair nos restauradores, onde pudemos verificar que algumas vezes era difícil subir passeios, pelo que a pessoa tinha de ser frequentemente ajudada por alguém. Tivemos ainda a oportunidade de verificar que existem ruas demasiado íngremes, passeios ocupados por carros, zonas cujo acesso é condicionado por degraus (como supermercados) entre outros obstáculos, que dificultam bastante a deslocação de uma pessoa de cadeira de rodas.
Entre outras experiências, avaliámos o funcionamento dos novos autocarros da carris que possuem uma placa elevatória, que permite a entrada de uma cadeira de rodas, e um espaço dentro do autocarro destinado a deficientes motores.segunda-feira, 2 de março de 2009
Visitas ao centro Helen Keller
Como a máquina de filmar estava sem bateria tivémos de realizar uma segunda visita (19 de Fevereiro). Fomos recebidos pela professora Ana Luísa, da área de orientação e mobilidade, que nos falou sobre todas as etapas que um aluno invisual tem que ultrapassar e sobre as principais dificuldades por ele sentidas.
Em seguida falámos novamente com o professor Arménio, que nos deu a conhecer parte da sua vida pessoal e profissional enquanto invisual.
Sentimos que as visitas foram de uma forma geral positivas e enriquecedoras para o nosso projecto. Agradecemos ao centro Helen Keller pela sua colaboração e disponibilidade.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Empréstimo da cadeira de rodas
Assim, já com tudo tratado, apenas tivemos de nos deslocar até às instalações da Hopifarma, situadas no Cacém, mais precisamente na Rua Cidade de Hull, para ir buscar a cadeira e ficarmos prontos para começar as filmagens do nosso documentário. Durante a próxima semana iremos proceder às filmagens para as quais necessitávamos da cadeira de rodas e continuar a trabalhar para a divulgação do nosso projecto – Um Deficiente em Lisboa.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Oriente na Ponta dos Dedos
O Oriente na Ponta dos Dedos - 6 Fevereiro a 4 Março
O Oriente na Ponta dos Dedos é o título da exposição táctil patente no Museu do Oriente de 6 de Fevereiro a 4 de Março.

Ao dispor dos visitantes estão esculturas, marionetas, trajes, brinquedos, instrumentos musicais, objectos rituais, máscaras, entre outras peças. Madeira, bambu, plástico e latão são alguns dos materiais utilizados na construção das peças expostas e que estão devidamente descritas em Braille.
De salientar a presença entre as peças da máscara de Ganesh, uma divindade do panteão hindu, venerada por remover obstáculos. Com corpo antropomórfico e cabeça de elefante, esta máscara, de tão divulgada em Portugal e no estrangeiro, tornou-se um verdadeiro ícone do Museu do Oriente.
Campanha "Por si"

Já conhece o projecto “Por Si”?
Agora as lojas Pingo Doce, Feira Nova, Electric.Co, Get, New Code e as Parafarmácias Bem Estar, oferecem aos clientes com deficiências visuais a possibilidade de realizarem as suas compras com toda a comodidade através de um serviço de acompanhamento personalizado e etiquetagem em braille.
Serviço de acompanhamento personalizado
Este novo serviço é prestado por colaboradores com formação específica para esta missão e tem como objectivo dar a todos os clientes a possibilidade de efectuar uma das suas tarefas do dia-a-dia de forma ágil, rápida, cómoda e com todo o apoio que precisar. Peça apoio a um colaborador das nossas lojas e este terá toda a disponibilidade para o acompanhar durante todo o tempo que lá passar. Durante a sua visita, saiba quais as melhores escolhas para as suas compras, quais os novos lançamentos da marca própria, e tudo aquilo que quiser! Estamos à sua disposição para que o tempo passado nas nossas lojas seja o mais agradável e cómodo possível.
Etiquetagem em braille
Trabalhamos sempre para melhorar o bem-estar dos nossos clientes, não só no tempo que passam nas nossas lojas, mas também em suas casas quando chega o momento do consumo dos produtos comprados. Assim, disponibilizamos etiquetas em braille com as principais características dos produtos comprados nas nossas lojas, para garantir que os mesmos são devidamente identificados e utilizados com toda a segurança. Solicite o apoio de um dos nossos colaboradores assim que iniciar a sua visita na nossa loja. Durante a mesma, o colaborador que o acompanhará, irá fazendo uma recolha electrónica dos produtos seleccionados por si, nos quais irá querer uma etiqueta em braille. Neste processo, poderá solicitar a colocação de uma informação mais específica e personalizada se assim pretender, nas suas etiquetas. Trabalhamos para que não lhe falte nada. Desenhamos o serviço que prestamos de forma a servir a cada cliente em especial.
“Por Si”. Para prestar um serviço de excelência apto a receber cada vez melhor todos os clientes.
Fonte: http://www.pingodoce.pt/
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Entrevista ao Salvador
Demos hoje o primeiro passo em direcção ao nosso grande objectivo: elaborar um documentário sobre a vida de um deficiente em Lisboa.
Começámos a preparar-nos para a entrevista com antecedência, e partimos quando tínhamos a certeza que estávamos prontos para realizá-la.
Tomando conhecimento das condições em Portugal para deficientes, o Salvador resolveu agir e para isso criou a sua própria Associação de apoio a deficientes motores - a Associação Salvador. Começámos então a entrevista, que se revelou bastante satisfatória entre perguntas e respostas que nem sempre foram agradáveis de se ouvir mas que correspondem a verdade. Ficámos a conhecer melhor o Salvador, a sua realidade e o seu trabalho. Foi uma experiência enriquecedora e uma grande ajuda para compreender o dia-a-dia de um deficiente em Lisboa.
Muito obrigado Salvador!
domingo, 25 de janeiro de 2009
Novas tecnologias
Neste video é explicado como é que um cego se pode servir do computador, utilizando um programa específico e também uma linha de Braille.
Linha Braille é um linha composta por pequenos pinos de plástico que podem estar em duas posições: para cima ou para baixo. Os que estão na primeira posição compõem os equivalentes as letras e símbolos da escrita a negro.
Rótulos em Braille

Trabalho de Campo - 1

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Lisboa Sensorial - venha descobrir Alfama de outra forma

