sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Entrevista ao Salvador







Demos hoje o primeiro passo em direcção ao nosso grande objectivo: elaborar um documentário sobre a vida de um deficiente em Lisboa.


Fomos entrevistar o Salvador Mendes de Almeida, presidente da Associação Salvador, para saber que tipo de projectos esta associação desenvolve.


Começámos a preparar-nos para a entrevista com antecedência, e partimos quando tínhamos a certeza que estávamos prontos para realizá-la.












No percurso entre a nossa escola e a sede da Associação tivemos a oportunidade de observar que há locais onde as acessibilidades para a deslocação de um deficiente são boas, noutros razoáveis, mas ainda existem locais onde estas são inexistentes.


Quando chegámos à Associação fomos prontamente recebidos pelo próprio Salvador. Contar-vos-emos agora a sua história: quando o Salvador tinha dezasseis anos sofreu um grave acidente que o deixou tetraplégico. Como qualquer jovem de dezasseis anos, ele gostava de sair à noite e estar com os amigos. Mas foi ao vir de mota de uma noite dessas que o Salvador adormeceu a guiar e teve o acidente. Quando, já no hospital, o Salvador se deu conta do que lhe tinha acontecido, não baixou os braços e encarou de frente o longo processo de recuperação.
Tomando conhecimento das condições em Portugal para deficientes, o Salvador resolveu agir e para isso criou a sua própria Associação de apoio a deficientes motores - a Associação Salvador. Começámos então a entrevista, que se revelou bastante satisfatória entre perguntas e respostas que nem sempre foram agradáveis de se ouvir mas que correspondem a verdade. Ficámos a conhecer melhor o Salvador, a sua realida
de e o seu trabalho. Foi uma experiência enriquecedora e uma grande ajuda para compreender o dia-a-dia de um deficiente em Lisboa.



Muito obrigado Salvador!









Sem comentários: