quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Oriente na Ponta dos Dedos


O Oriente na Ponta dos Dedos - 6 Fevereiro a 4 Março

O Oriente na Ponta dos Dedos é o título da exposição táctil patente no Museu do Oriente de 6 de Fevereiro a 4 de Março.

Destinada a invisuais e organizada em colaboração com a Biblioteca Nacional, a exposição, a decorrer no Lounge do Museu e com entrada gratuita, apresenta uma criteriosa selecção de 30 peças originais pertencentes à Colecção Kwok On e provenientes da China, Índia, Indonésia e Tailândia.


Esta foi uma forma de o Museu do Oriente se associar às comemorações do bicentenário do nascimento de Louis Braille, que decorrem este ano.
Ao dispor dos visitantes estão esculturas, marionetas, trajes, brinquedos, instrumentos musicais, objectos rituais, máscaras, entre outras peças. Madeira, bambu, plástico e latão são alguns dos materiais utilizados na construção das peças expostas e que estão devidamente descritas em Braille.
De salientar a presença entre as peças da máscara de Ganesh, uma divindade do panteão hindu, venerada por remover obstáculos. Com corpo antropomórfico e cabeça de elefante, esta máscara, de tão divulgada em Portugal e no estrangeiro, tornou-se um verdadeiro ícone do Museu do Oriente.

Sem comentários: